sexta-feira, 14 de junho de 2019

Emergência climática - Guterres afunda-se e o planeta também!

Esta é a capa do próximo número da revista Time, cujo tema é a subida dos oceanos devida às alterações climáticas ('Our sinking planet'). A imagem, em que António Guterres surge de fato completo com água pelos joelhos, ilustra mais um apelo dramático aos decisores políticos mundiais sobre "o problema mais urgente que a humanidade enfrenta". A ironia da imagem é ampliada na edição online da revista norte-americana, que apresenta uma versão animada da capa com o nível da água a subir, submergindo lentamente o secretário-geral das Nações Unidas (a animação pode ser vista em algumas das notícias cujos links disponibilizo abaixo). Atendendo à ausência de resultados práticos dos seus sucessivos apelos, bem como das cimeiras e acordos internacionais, este parece de facto ser o destino de muitas regiões do planeta, nomeadamente aquelas que o próprio Guterres visitou recentemente numa viagem pelo Pacífico e que incluiu a ilha de Tuvalu, onde foi captada a fotografia do foto-jornalista Christopher Gregory.
Notícias:
https://www.jn.pt/mundo/interior/time-poe-antonio-gueterres-a-afogar-se-na-capa-da-revista-11007036.html

Por cá, a Assembleia da República aprovou no dia 7 Jun, de forma muito discreta, projectos de resolução do BE e PAN que instam o governo a declarar 'urgência climática'(BE) ou 'emergência climática'(PAN), tendo recolhido votos favoráveis do PSD(!), BE, PAN e Verdes, a abstenção do CDS e PCP, e o voto contra do PS:
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=43752
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=43743
As propostas de medidas concretas contidas nos dois projectos não foram no entanto aprovadas. Quer se trate de 'emergência' ou de 'urgência', o resultado prático parece ser o mesmo: 'inconsequência'! Vamos deixar que o planeta se afunde e o nível do mar continue a subir? Leia-se esta entrevista recente a Carlos Antunes, investigador da FCUL, onde se fala sobre os cenários para Portugal:
https://ionline.sapo.pt/artigo/659720/carlos-antunes-nao-ha-memoria-coletiva-de-uma-subida-do-nivel-do-mar-como-a-que-vamos-ter-


1 comentário: