quarta-feira, 19 de junho de 2019

Contestar as agroindústrias e os OGM - 2: Visões de mundo antagónicas

2ª parte – Contestar os OGM não é anti-científico, nem imoral
(texto adaptado de post que publiquei no G+ em Março de 2018)

O título da 2ª parte deste post resultou da tradução livre do título de um artigo do pensador e escritor norte-americano Charles Eisenstein, publicado em Janeiro de 2018 no ‘Huffington Post’, em resposta a um outro artigo de opinião do presidente da Universidade de Purdue e ex-governador do estado do Indiana, Mitch Daniels, publicado no ‘Washington Post’ no final de Dezembro de 2017. O artigo de Daniels usou uma argumentação muito semelhante à dos autores do artigo do Observador que mencionei na 1ª parte deste post, daí ter decidido repescar o meu post de 2018. Daniels (tal como Cerqueira e Estrada) defende a utilização de OGM na agricultura, acusando os que se lhe opõem de superstição (por porem em causa a posição de muitos cientistas sobre a segurança dos OGM) e de imoralidade (por pretenderem impedir países em desenvolvimento de aceder às tecnologias que podem impulsionar a agricultura e alimentar os seus povos). Por seu lado, Eisenstein desmonta a argumentação de Daniels a partir de dois pressupostos deste autor: que os OGM são seguros para a saúde e o ambiente, e que a agricultura industrial e intensiva é mais produtiva do que outras formas alternativas ou tradicionais. Eisenstein defende que aqueles pressupostos são baseados, por sua vez, na convicção, não só na validade e imparcialidade do conhecimento científico mas também na capacidade da ciência em avaliar as diferenças entre duas formas de agricultura que dependem de uma multiplicidade de factores que tornam aquela comparação complexa e problemática. Em relação ao primeiro aspecto, Eisenstein afirma que muita da literatura científica que defende a segurança dos OGM para a saúde humana e para o ambiente foi produzida por cientistas com financiamento das agroindústrias ou por investigadores das próprias corporações agroindustriais, para além de faltarem estudos sobre os efeitos de longa duração. Embora um relatório da National Academy of Sciences (NAS) dos EUA publicado em 2016 afirme que os OGM são seguros, muitos outros cientistas e autores têm posto em causa essa posição:
- Livro ‘The GMO deception’, S. Krimsky & J. Gruber (2014):
- Livro ‘Altered genes, twisted truth’ Steven Druker (2015):
- Parecer da ‘European Network of Scientists for Social and Environmental Responsibility’ (ENSSER, 2015): http://www.ensser.org/increasing-public-information/no-scientific-consensus-on-gmo-safety/
- Entrevista à jornalista Carey Gillam (autora do livro ‘Whitewash’ sobre o herbicida glifosato) (2016):
http://www.huffingtonpost.com/paul-thacker/peeling-back-the-curtain-on-monsanto_b_9867902.html
(Gillam desmonta o modo como a Monsanto e os lóbis pró-OGM têm manipulado cientistas, media e decisores políticos, e como promovem sites que atacam todos os que questionam a Monsanto ou os OGM, como ‘GMO answers’, ‘Genetic Literacy Project’ ou ‘Academics Review’)
- Outros artigos que mostram as tácticas da empresa Monsanto para silenciar ou desacreditar críticas aos OGM:
http://progressive.org/magazine/how-the-biotech-industry-cultivates-positive-media/
http://www.nytimes.com/2015/09/06/us/food-industry-enlisted-academics-in-gmo-lobbying-war-emails-show.html?_r=2
Eisenstein escreve: “A oposição aos OGM só faz sentido como parte de uma crítica social mais ampla e de uma crítica da ciência institucional. Se acreditamos que as principais instituições da sociedade são basicamente fidedignas, então é realmente irracional opor-se aos OGM”. (‘Opposition to GMOs only makes sense as part of a larger social critique and critique of institutional science. If you believe that society’s main institutions are basically sound, then it is indeed irrational to oppose GMOs.’)
Em relação ao segundo aspecto, a argumentação de Daniels é ainda mais fácil de desmontar. Defender que uma monocultura OGM é mais produtiva que uma sua equivalente convencional pode ser apoiado por resultados experimentais em casos pontuais, mas é claramente insuficiente para afirmar que o sistema agroindustrial é mais produtivo que outras formas de agricultura em todas as circunstâncias e no longo prazo. Eisenstein realça também as limitações e falácias daquele tipo de comparações. Existem aliás vários estudos que mostram exactamente o contrário (para além dos que são citados por Eisenstein), como o relatório da NAS citado anteriormente (mostra que a produtividade dos OGM não é superior à das culturas convencionais), uma investigação publicada pelo New York Times em 2016 e os relatórios e artigos que citei num post sobre os mitos do sistema agroalimentar e que demonstram as vantagens da agro-ecologia e de outras práticas agrícolas não convencionais. Eisenstein termina o artigo defendendo que a posição de Daniels resulta da sua visão do mundo e do seu enviesamento em relação ao sucesso e benesses do sistema agroindustrial (em tudo semelhantes às dos autores do artigo do Observador): “(…) se aceitarmos que a agricultura industrializada em grande escala é adequada à produção das principais culturas alimentares, então, é natural aceitar todos os complementos tecnológicos, como os OGM, herbicidas, fertilizantes químicos, fungicidas, insecticidas e assim por diante.” (if we take for granted large-scale, industrialized agriculture growing commodity crops, then absolutely it helps to use the full complement of agricultural technology, such as GMOs, herbicides, chemical fertilizers, fungicides, insecticides, and so on). Ser a favor ou contra os OGM não é portanto uma questão de ser a favor ou contra a ciência (e muito menos de moralidade), mas reflecte duas mundivisões antagónicas. Eisenstein defende, de facto, uma visão de mundo e uma forma de agricultura radicalmente diferentes da que Daniels e muitos cientistas subscrevem: “Uma visão diferente do futuro tem vindo a ressurgir (...). Um futuro onde a produção de alimentos é relocalizada, onde muito mais pessoas estão envolvidas na produção agrícola; onde a agricultura deixa se ser encarada como uma profissão humilde, e onde as práticas agrícolas visam regenerar a terra, tornando-se uma extensão da ecologia e não uma excepção à ecologia.” (‘A different vision of the future is emerging (…). It is a future where food production is re-localized, where many more people have their hands in the soil; where farming is no longer seen as a lowly profession, and where agriculture seeks to regenerate the land and become an extension of ecology, not an exception to ecology’).


Adenda: No artigo do Observador os autores põem ainda em causa a defesa pelo PAN das chamadas ‘Terapias não convencionais’ (TNC) assim como a contestação ao abuso na prescrição de Ritalina às crianças. Não querendo alongar ainda mais este post, deixo algumas pistas para desconstruir a argumentação falaciosa de Cerqueira e Estrada:
1. Posicionamento da OMS sobre as TNC e medicinas tradicionais:
2. Perigos da sobremedicação e da prescrição de Ritalina:
Entrevista ao Bastonário da Ordem dos Psicólogos - Alunos sobremedicados: “Não podemos ficar de braços cruzados”: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/alerta-ritalina-nao-podemos-ficar-de-bracos-cruzados-1746256
Crianças XXI – reportagem Linha da Frente (RTP, Fev 2017):
Perigos da sobremedicação de ritalina:
Manifesto “Por uma abordagem não medicalizante nem patologizante da educação” (2012):
Opinião de Adriana Campos (psicóloga, 2014): http://www.educare.pt/opiniao/artigo/ver/?id=27089&langid=1

Sem comentários:

Enviar um comentário