sexta-feira, 29 de março de 2019

A respigadora Agnès

Interrompo a 'repostagem' dos meus escritos no Google+ para deixar aqui umas palavras de apreço por uma singular respigadora de imagens chamada Agnès Varda, que faleceu hoje. O filme que me abriu as portas para o seu mundo visual e para a sua sensibilidade muito própria foi exactamente 'Les glaneurs et la glaneuse' (Os respigadores e a respigadora) lançado em 2000. Sobre esse documentário escrevi em 2011:
"(...) realizado em 2000, mostra uma realidade que nessa altura poucos conheciam. A actividade de respigar, outrora reconhecida pela sociedade, tornou-se num acto marginal, mas que constitui para muitos dos que a fazem uma questão de sobrevivência. Os respigadores contemporâneos retratados neste documentário, que vivem do que a maioria desperdiça ou rejeita, revelam-nos uma dimensão da nossa sociedade que se caracteriza pelo excesso e pelo desperdício. Penso que o documentário se tornou agora ainda mais pertinente: é em momentos de crise como aquele que atravessamos que a capacidade de resiliência humana é posta à prova."
Mais recentemente pude ver a sua penúltima obra, 'Visages, villages' (2017), filmada em parceria com um outro artista visual bem mais jovem (JR), sobre a qual escrevi: "Um delicado, sensível e bem-humorado documentário-a-duas-mãos (ou antes, dois-olhares) que nos dá a ver o desenrolar do processo de criação e de conhecimento mútuo dos seus dois autores-criadores. Quando a imaginação (e os imaginários) se abrem e se aliam à sensibilidade e à atenção ao(s) outro(s), o resultado só podia ser esplêndido."

Sobre o seu cinema dizia a própria: "Eu não quero mostrar as coisas, mas dar às pessoas o desejo de ver." Obrigado Agnès.

Sem comentários:

Enviar um comentário