sexta-feira, 22 de março de 2019

É Primavera!

Chegou há poucos dias e veio acompanhada de lua cheia e tempo ameno. A promessa de regeneração trouxe no entanto consigo um sentimento de incerteza e de mau agoiro. Não chove há mais de duas semanas (pelo menos na zona da Grande Lisboa), nem choverá na próxima, e grande parte do território já está em situação de seca.
Entretanto, o governo lançou no início do ano uma nova campanha para prevenir os fogo florestais (com o título sinistro 'Portugal Chama' e com 'outdoors' igualmente tenebrosos), mas cujos contornos se parecem mais com crimes contra a natureza. Com efeito, através da famigerada AT (autêntica brigada de costumes), tem ameaçado o povo com multas avultadas se não desbastar matos e arvoredo. Se os solos ficarem secos e empobrecidos, e as plantas e insectos desaparecerem, não importa! O que interessa é que não haja lenha para arder no Verão e que o governo fique bem na fotografia. Assim, o presidente Marcelo já não terá pretextos para as suas 'selfies'...
Sobre este assunto partilhei no ano passado um artigo liminar, que parece não ter comovido nem a sociedade em geral, nem os técnicos e académicos em particular (e muito menos os políticos). Surgiu agora um outro que apelida certeiramente a cruzada do governo de 'corta-mato nacional' e cuja leitura recomendo.

Bom, mas pelo menos há os passarinhos e as abelhas?!... Sim, parece que ainda há alguns - mas em breve pode deixar de haver, segundo várias notícias recentes:
https://www.wilder.pt/historias/cientistas-alertam-para-colapso-mundial-dos-insectos/
https://www.publico.pt/2018/03/24/ciencia/noticia/os-passaros-estao-a-desaparecer-dos-campos-da-europa-1807942
http://www.dw.com/pt-br/estudo-relaciona-agricultura-ao-decl%C3%ADnio-populacional-de-aves-na-europa/a-38706207
E até sabemos quem é o responsável: dizem que se chama Homo sapiens... Mas de 'sapiens' parece ter cada vez menos - embora nem todos os membros da espécie sejam igualmente responsáveis pelo descalabro ambiental global:
https://www.sapo.pt/noticias/tecnologia/era-uma-vez-o-homem-a-sexta-extincao-num_5c8e4c95594d7a05c4755545
http://outraspalavras.net/posts/a-sexta-extincao-e-o-capitalismo-global/

O jornalista britânico George Monbiot escreveu há tempos um belíssimo artigo sobre a crise de perda de biodiversidade, em que nos convida a exercitar a nossa capacidade de memória. Deixo aqui alguns excertos: "We have a fatal weakness: a failure to perceive incremental change. As natural systems shift from one state to another, we almost immediately forget what we have lost. (…) When our memories are wiped as clean as the land, we fail to demand its restoration. Our forgetting is a gift to industrial lobby groups and the governments that serve them. (…) without the power of memory, we cannot hope to defend the world we love."

Teremos então alguma razão para celebrar a Primavera? Certamente que sim: estamos vivos e qualquer um de nós pode ter um papel na procura de caminhos que nos retirem da embrulhada em que nos metemos! Que o diga aquela miúda sueca sem papas na língua, chamada Greta Thunberg, que anda a dar lições aos 'donos disto tudo' e a pôr a miudagem em polvorosa - ouçam esta sua palestra de 11 min e vejam se conseguem ficar indiferentes:
https://www.ted.com/talks/greta_thunberg_the_disarming_case_to_act_right_now_on_climate?language=pt
Já temos todos os factos e soluções. O que nos falta é acordar e mudar. (...) mais do que esperança, precisamos é de acção. Quando começarmos a agir, a esperança espalha-se. Por isso, em vez de procurarem esperança procurem acção. Depois, e só depois, a esperança virá.

Sem comentários:

Enviar um comentário