segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Crise climática: chega de mentiras e desfaçatez!

A jovem Greta Thunberg fez hoje (23 Set) um dos discursos mais emotivos de sempre no final da cimeira especial do clima na sede da ONU: https://www.youtube.com/watch?v=TMrtLsQbaok
A mensagem* dirigida aos líderes mundiais foi clara e contundente: “como se atrevem a roubar os meus sonhos e a minha infância?” E prosseguiu: “tudo o que sabem fazer é falar de dinheiro e contar fábulas sobre crescimento económico eterno”. E concluiu “se nada fizerem, não vos perdoaremos”.
(* texto completo aqui)
As suas palavras são apropriadas como resposta ao enorme falhanço da cimeira convocada por António Guterres, onde a grande maioria dos líderes dos países que mais contribuíram para a crise climática voltou a deixar promessas vãs:
Mas os jovens não se ficaram por aqui. No mesmo dia, 16 peticionários (incluindo a própria Greta) apresentaram uma queixa formal inédita contra cinco das maiores potências económicas do mundo (países membros do G20) à Comissão dos Direitos das Crianças das Nações Unidas por inacção na resolução da crise climática: https://childrenvsclimatecrisis.org/
Como disse a jovem Greta no seu discurso de hoje: “Right here, right now is where we draw the line. The world is waking up. And change is coming, whether you like it or not.” (Este é o momento em que traçamos o limite. O mundo está a acordar. E a mudança virá, quer queiram, quer não).
Este pode ser de facto o momento de viragem que muitos de nós esperavam. As acções programadas para os próximos tempos, com uma nova greve mundial convocada para o dia 27 Set, podem ser decisivas.
Tempos interessantes (e esperançosos) estes que vivemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário