terça-feira, 30 de abril de 2019

Um documentário contra o esquecimento

Esta é uma recomendação cinematográfica: 'O silêncio dos outros' (El silencio de otros) dos realizadores Almudena Carracedo e Robert Bahar (co-produzido por Pedro Almodóvar), em exibição no Cinema Ideal.
Um documentário a não perder sobre as vítimas do franquismo na vizinha Espanha e o processo judicial internacional (por intermédio da Argentina) para tentar julgar os carrascos que ficaram impunes devido à vergonhosa Lei da Amnistia (também conhecida por 'pacto do esquecimento', aprovada por todos os partidos nas Cortes em 1977).
Os realizadores dão-nos uma visão parcial mas muito tocante da dimensão das atrocidades da história recente do país vizinho, através dos dramas pessoais vividos por quem perdeu os seus familiares ou filhos (casos dos bebés sequestrados). É chocante perceber como países ditos democráticos tentam branquear a sua história e apagar a memória com o pretexto de não fomentar o rancor e o ressentimento. Como se pode ter paz num país que é conivente com a injustiça?
Fez-me lembrar os documentários de Patrizio Guzmán 'Nostalgia de la luz' e 'El boton de nacar' sobre as atrocidades da ditadura chilena de Pinochet.
Deixo links para alguns artigos sobre o tema e sobre o documentário:
https://www.dn.pt/cultura/interior/documentario-a-ferida-aberta-do-franquismo-numa-espanha-democratica-10836285.html
https://www.jn.pt/mundo/interior/franquismo-ainda-divide-a-espanha-1543263.html
https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/espanha-defende-bprescricaob-dos-crimes-da-ditadura-franquista.html
E ainda links para dois artigos sobre a aprovação recente da mudança de nomes de praças e ruas em Madrid relacionados com a ditadura franquista (mencionada no documentário):
https://www.efe.com/efe/portugal/sociedade/madrid-aprova-mudan-a-de-nomes-30-ruas-ligadas-era-franco/50000442-2796631

Sem comentários:

Enviar um comentário