quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A miragem da felicidade: ter vs. ser

Cruzei-me com este artigo recente do pensador britânico Sam Wren-Lewis no website do (estimulante e desafiante) projecto 'Dark Mountain'(*) e apeteceu-me partilhá-lo aqui:
https://dark-mountain.net/the-happiness-problem/
O título do artigo ('The happiness problem') é também o de um seu livro recente e website. Nele o autor discorre sobre o conceito moderno de felicidade e as suas raízes históricas (no Ocidente), estabelecendo o paralelismo com as visões materialistas e mecanicistas do mundo que resultaram da Revolução Industrial. Wren-Lewis problematiza o conceito moderno de felicidade, associado às noções de posse (ter) e de domínio/controlo sobre o mundo, as coisas e os outros, comparando-o com o paradigma de controlo social e tecnológico cujas consequências ambientais e sociais nefastas se tornam cada vez mais evidentes. Sugere como alternativas uma maior abertura para as diferentes dimensões da realidade (corpo, interligações, comunidade, humanidade, natureza) e uma mudança de comprtamento com ênfase no ser e nas relações.
Seguem-se alguns excertos:
"For the past 250 years, we have lived in a society that sees reality in terms of objects and resources, goals and plans, achievements and progress; and less in terms of relationships and subjects, exploration and play, learning and understanding. (…) [After the Industrial Revolution]  Happiness was no longer something that required good fortune. Many individuals could now pursue happiness by satisfying their desires and achieving their goals… [list of things we need to have to be happy] (…) The more we focus on the things we think will make us happy, the less we focus on the other things in life that matter. By focusing on the perfect job, we miss out on other meaningful forms of work (and leisure and rest). In trying to find ‘the one’, we blind ourselves to perfectly good, intimate and trusting relationships with others. In our desire to feel good most of the time, we fail to learn from our negative thoughts and feelings. (…)  When we blind ourselves to what really matters, our pursuit of happiness and social progress has the potential to cause great harm. Our efforts to try and control ourselves, others and the natural environment have not just failed to make us happy – climate change, environmental degradation, increasing economic inequalities and mental health crises are not signs of a happy society – in fact, they are responsible for many of the major social and ecological problems we face today.   (…)  When we open ourselves up to reality, these five things – bodies, relationships, community, humanity and nature – shine with intensity. This may be beautiful for a while, or it might be unbearable. At some point, we will want to shut ourselves off from reality again – create some new goals and plans that will, at least for the time being, make things more manageable. Reality is difficult. Seeing it clearly requires facing up to our limits, our vulnerability and insecurity."


Recomendo ainda um post do mesmo autor onde ele questiona o nexo contemporâneo entre a felicidade e a agenda do bem-estar pessoal, que é promovida em conferências, oficinas e eventos corporativos, mas cujas motivações principais se prendem de facto com os custos das disfunções psicológicas e com a optimização da produtividade. Excerto: "Instead of having a list of things in our head that we think will make us happy, we can be open to all the things outside of our list. Instead of certainty, urgency and blame, we can cultivate attitudes of humility, curiosity and compassion."


Aproveito para partilhar um notável poema inédito da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (respigado daqui), que me foi dado a conhecer recentemente e que condensa e recapitula algumas das ideias propostas pelo autor britânico, além de se aproximar claramente das visões decrescentistas de frugalidade e simplicidade:

"Dai-me a casa vazia e simples onde a luz é preciosa. Dai-me a beleza intensa e nua do que é frugal. Quero comer devagar e gravemente como aquele que sabe o contorno carnudo e o peso grave das coisas.
Não quero possuir a terra mas ser um com ela. Não quero possuir nem dominar porque quero ser: esta é a necessidade.
Com veemência e fúria defendo a fidelidade ao estar terrestre. O mundo do ter perturba e paralisa e desvia em seus circuitos o estar, o viver, o ser. Dai-me a claridade daquilo que é exactamente o necessário. Dai-me a limpeza de que não haja lucro. Que a vida seja limpa de todo o luxo e de todo o lixo. Chegou o tempo da nova aliança com a vida."

* Para saber mais sobre o projecto 'Dark Mountain' ler por exemplo o seu manifesto fundador: https://dark-mountain.net/about/manifesto/

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